Dicas para montar um encontro no clima das festas juninas

Festa junina é tão, mas tão bom que a gente não quer perder um fim de semana sequer deste mês de junho sem aproveitar essa temporada. A boa notícia é que o mote das festas caipiras podem ir além das quermesses e festas da escola ou do bairro, que também são imperdíveis. 

 

Que tal aproveitar o tema para reunir os amigos em uma tarde com as crianças? Ou mesmo como mote para um happy hour? Veja a seguir algumas dicas para montar um encontro junino divertido e cheio de charme.


Crie cantinhos temáticos


Não importa se seu encontro junino vai ser indoor ou outdoor. Distribuir as comidinhas salgadas, doces e bebidas em cantinhos para cada “categoria” vai ajudar a criar a ambientação da festa. Não é preciso de muita estrutura: uma mesa (ou bufê) de salgados bem montada com decoração, um espaço para os doces e um apoio para as bebidas bastam. Abuse dos suportes e bandejas xadrezes ou temáticos, inclua arranjos de flores do campo e itens decorativos. Vale também usar objetos que você já tenha em casa de materiais que combinem bem com a estética junina, como palha, madeira e barro.





 Comidinhas típicas e capricho na apresentação 

 Os comes e bebes juninos são um dos pontos altos da festa. Pensando em uma pequena reunião, eles podem ganhar apresentação caprichada ou mesmo um toque gourmet. Aposte em porções individuais já prontas para comer que facilitam a organização e a reposição. 








Aqui vai uma lista de sugestões de cardápio junino e apresentações: 

 - Canapé de pão de milho com linguiça em suportes temáticos 

- Milho cozido tostado com creme azedo e páprica nos suportes temáticos

 - Pipoca salgada com manteiga nas caixinhas estampadas 

- Biscoitos de polvilho em cachepôs 

- Sanduichinhos de carne louca ou carne moída (o famoso “buraco quente”) em saquinhos estampados 

- Caldinho de feijão preto servido em xícaras ou potinhos com crisp de couve ou bacon

 - Pão de queijo no cachepô temático 

- Dadinho de tapioca com melaço de cana servidos no suporte temático 

- Espetinhos de carne, linguiça ou frango na bandeja 

- Pastéis em saquinhos temáticos individuais 

- Romeu e Julieta (a dica é cortar com um cortador de coração e servir com pink de bambu, fica bem fofo)

 - Quindim em versão mini (dentro das forminhas de brigadeiro ficam uma graça) 

- Docinho de abóbora (dependendo do tamanho também podem ir em forminhas)

 - Bolo de milho ou fubá na boleira xadrez com topo de bolo no tema 

- Curau em potinhos temáticos 

- Arroz doce em potinhos xadrezes 

- Brigadeiro e beijinho em forminhas temáticas (não são exatamente juninos, mas brigadeiro é sempre bem vindo, né?) 

-Quentão em copo temático 

- Vinho quente em copo temático  

 








Decoração aérea é fundamental

Além dos cantos dos comes e bebes vale a pena decorar o ambiente, especialmente na altura dos olhos. Aposte nas bandeirinhas, pôsteres, balões e faixas decorativas que enchem os olhos. Deixe a porta da casa decorada para já marcar o clima da festa e distribua o restante nos locais onde os convidados vão ficar e se servir. 

Se você tem um jardim ou área externa, considere fazer uma fogueira ou acender um fogareiro (com toda segurança necessária, claro!). Além de ser um símbolo das festas juninas, as fogueiras sempre encantam os convidados.  

 

Pense em gincanas e brincadeiras

Se o seu encontro vai ter crianças, vale a pena planejar espaços para brincadeiras. Aqui vale usar os brinquedos que você tenha em casa, como alvo com dardos, e ainda montar alguns usando sucata, como jogo de argolas em garrafas pet cheias de areia, ou bola na lata (que pode ser feita com latas usadas encapadas e uma bola feita com meia) ou mesmo arriscar desenhar um burrinho numa cartolina e improvisar um rabo feito de fios de lã. Para os mais empolgados, fazer uma pescaria numa piscininha infantil é diversão garantida. 

 Invista em pequenos brindes ou guloseimas para premiar os participantes ou em uma pinhata temática repleta de lembrancinhas para marcar o auge da festa. 

Trilha sonora no clima

  Monte uma playlist com clássicos do forró e do baião, além dos tradicionais temas juninos. Música caipira e sertanejo raiz também são ótima trilha sonora para a ocasião. Está sem ideia? Acesse nossa playlist junina no Spotfy que já tem 4 horas de música sob medida para o seu encontro e boa festa. 

 

 Monte você mesmo

Clique na imagem abaixo para comprar os produtos que aparecem na produção acima.  




Comentários