Soltar balões: entenda porque não é uma boa ideia

Você já deve ter visto ao vivo ou pelo menos em vídeo alguma cerimônia de homenagem que incluía soltar muitos balões. Comemorações, memoriais, marcos de passagens e até cerimônias fúnebres já usaram desse recurso, também conhecido como revoada de balões. A imagem dos balões voando aos poucos é idílica e terna, mas a verdade é que fazer essa revoada não é mesmo uma boa ideia. 

 


 

Quando soltos, os balões de látex que saem voando em algum momento vão estourar – seja por encostar em algo pontudo ou por alcançar uma altura em que sofrem pressão. Só que o lugar em que isso vai acontecer ninguém sabe. Pode ser perto do mar, de rios ou lagos ou numa região de floresta. Em qualquer um desses casos, além do balão se tornar um resíduo num espaço de natureza, há grandes chances de um bicho ficar curioso com aquele negócio molenga colorido e engolir, podendo engasgar ou sufocar.

 

E ainda que isso não aconteça e o balão estoure no meio da rua. Isso também não é legal, certo? Quem não vê sentido em jogar lixo na rua deve entender que soltar um balão no fim das contas acaba tendo esse mesmo resultado.

 

Quando falamos dos balões metalizados a coisa fica ainda mais complicada. Como são condutores de energia, esses balões com efeito visual incrível, em forma de estrela, coração ou personagens, podem encostar em fios de alta tensão e causar acidentes e até incêndios.

 

Por isso, no fim das festas infantis, quando é comum presentear as crianças com os balões da decoração, é importante explicar pra elas que soltar não é legal. Que pode sujar o planeta e até causar a morte de algum bichinho. Elas certamente vão entender e até ensinar outros amigos.

 

Como descartar?

 

Se soltar não é uma opção, o que se deve fazer com os balões depois do uso? Bem, nesse caso as orientações mudam de acordo com o tipo de balão. Os balões de látex que são biodegradáveis, como os que vendemos na Flamingo em Festa, devem ser estourados ou murchos, separados do fitilho e descartados em lixo comum. Como são feitos a partir do látex natural, eles demoram cerca de 6 meses para se decomporem.

 


Já os metalizados podem ser reutilizados, sabia? Se forem esvaziados preservando a válvula de fechamento, podem ser guardados e inflados novamente com hélio em outro momento. Já os fitilhos, fios que geralmente prendem os balões, devem ser despendidos e ir para o lixo reciclável, junto dos materiais plásticos. Festejar é muito bom, mas com responsabilidade é ainda melhor.

 

 

Comentários